O brasileiro precisa (re)aprender o conceito de oferta e demanda

Há uns dias estou vendo os brasileiros criticarem muito o preço do Álcool em Gel, alguns com razão e muitos outros sem razão, muitos estão opinando, dizendo que era para ser mais barato, mais acessível, mas muitos estão esquecendo de outro conceito que é a oferta e a demanda.

Resumo básico

Antes de iniciar a nossa discussão, vamos explicar de maneira resumida o que é o conceito de oferta e demanda. A oferta é o número de pessoas interessadas em comprar alguma coisa, no caso do Álcool em Gel, temos uma oferta alta de clientes querendo se prevenir do Corona Vírus. A demanda, no entanto, é o número de produtos que tem em um determinado mercado, por exemplo, 100 garrafas de álcool em gel. Oferta e demanda é a junção dos dois, por exemplo, se temos 900 pessoas em busca de um determinado “item” que só possua 100 unidades, o valor aumentará. Diferentemente de outro cenário, aonde temos 900 unidades de um determinado “item” e 100 pessoas interessadas em adquiri-lo, logo o preço tende a cair.

O Álcool em Gel não é um mero produto, é questão de saúde pública

Isso não anula que ele seja um “item” escasso, e até mesmo para que todas as pessoas possam ter acesso á ele, é preciso que exista esse conceito de oferta e demanda. Por exemplo, eu ouvi falarem que pensam em adotar uma política de congelamento dos preços desses produtos, em um país que também está enfrentando o vírus Covid-19. Parece uma boa ação, mas não é. Se você tem uma demanda curta, e um preço tabelado, o risco das pessoas sem ficarem sem esse produto é maior. Afinal pensem comigo, uma loja tem apenas 50 frascos de Álcool em Gel a preço de 5 reais, tabelado pelo governo. Chega duas pessoas com R$25, compram tudo, e acabou o produto.

Entretanto, tem gente tirando proveito

É claro que vai ter muito espertinho tirando proveito, mas antes de tirar conclusões precipitadas, entendam o seguinte. Só se tira proveito quando você tem uma demanda grande de produtos, e ainda assim o preço continua caro, como se tivesse em escassez, ou em outra oportunidade coloca um valor nas alturas, passando até mesmo a ter três dígitos.

Qual o motivo desse produto ter uma demanda baixa?

Para começo de conversa isso não está associado com a crise, afinal vários outros produtos já eram para estar comprometidos. A verdade é que o brasileiro, ele só costuma adquirir o álcool em gel em tempos de epidemias e surtos, como aconteceu na gripe suína no ano de 2009, mas em outros anos, ele nem passa perto do produto. Logo a oferta é menor, e com isso faz com que as lojas, e até mesmo empresas, não compram e nem produzam grandes quantidades desse produto.
Entretanto, como essas crises são quase que impossíveis de serem previstas antes do tempo, então não tem como as lojas e as indústrias se preparem, afinal ela chega com tudo, e rapidamente as pessoas vão aos supermercados buscar por mantimentos.

Se você acha isso errado

Não compre só o álcool em gel em tempos de crise, adquire também no resto do ano. Assim quando a oferta aumentar pelo produto, logo a demanda também aumentará, e quando chegar em tempos de crises como essa que estamos vivendo agora, pelo menos não correrá o risco de termos preços astronômicos.

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