Desbravando a telinha: Os velhos novos memes

É meio confuso o título dessa matéria, imagina quanto oximoro dizer "velhos novos", isso é um tanto contraditório, né? Mas pode parecer sem sentido agora, mas você vai entender no decorrer do nosso texto. Primeiramente você já deve ter visto alguns desses dois memes, o "Dorime", que é um ratinho vestido de papa, e também tem o do Leônidas, que é uma redublagem do filme 300, aonde o exército espartano se junta para lutar contra os persas.

Quais deviam ser os memes do momento?

Não fico surpreso quando vejo memes do Sonic ou da Arlequina, uma vez que são filmes que estão na bilheteria. Eu também não me surpreendo com os memes do "brota no bailão para o desespero do seu ex", afinal é um dos hits do momento, e está bombando desde o começo do ano.

Mas agora

Ver memes com base na música, Ameno, ou então relacionados ao filme do 300, isso sim me deixa bastante surpreso. Não é questão de achar ruim não, pois até que ficou bastante engraçado, e não paro de rir com os memes relacionados com qualquer um desses dois temas.

Então?

A questão que mais chama atenção, é que esses dois memes provém de duas mídias que não são nada recente, muito pelo contrário. Na verdade, esses memes vem de mídias que foram lançados há mais de uma década, o filme 300 foi lançado no ano de 2007, quando muitos dos criadores desse meme, ainda eram crianças, quiçá bebês. Enquanto o Ameno foi lançado dez anos antes, quando provavelmente os criadores do meme nem eram nascidos.

O filme 300

Eu ouvi falar desse filme no ano de 2008, um ano depois dele ter chegado as bilheterias do mundo inteiro. Eu não conheci ele através de “trailer” ou panfletos. Pelo contrário, foi um colega que me recomendou. Ele era daqueles que nem os fãs do La Casa de Papel, queria que de qualquer maneira eu assistisse o filme. 
O filme é bastante interessante, ele é legal, pois tem como cenário a Grécia Antiga, sendo mais preciso, a pólis (cidade-Estado) de Esparta.
É óbvio que ele ficou popular por conta de uma redublagem que fizeram no filme, aliás eu gostaria muito de rever esse amigo e perguntar se ele gostou da redublagem:

Dorime

A música Ameno ela foi lançado há exatos dez anos antes de o filme ir para as bilheterias (ele foi produzido em 2006, mas só chegou as telinhas em 2007). Na época eu só tinha um ano, acredito que quem faz esses memes nem devia ter nascido ou mal estava na barriga da mãe. Eu não sei se essa música foi hit aqui no país, como é hoje.
Vim conhecer essa música, 15 anos depois do lançamento dela, um dia eu e uns amigos, estávamos assistindo uma gravação de fita k7 de um jogo da Copa do Mundo de 1998, e zás! Apareceu o comercial da Mastercard, aqueles clássicos "mas isso não tem preço", e nele tinha como música de fundo Ameno, e o tópico era sobre os ingressos do mundial:


Memes incentivando a cultura

Um fator interessante é que os memes passaram de diversão para algo mais educativo. Uma vez que os jovens passam a ter acesso a um conteúdo, que digamos assim, estava perdido no passado e que tem um grande valor. O Ameno é uma música que apesar de não ter sido um hit no Brasil na década de 90, como talvez aconteceu com vários sertanejos e pagodes, ainda assim, é uma obra de arte, a começar por ser uma música latina, com tantas músicas em espanhol, inglês, e hoje até mesmo coreano, temos a oportunidade de ouvir uma música que foi trabalhado em cima da "mãe do português".
Sobre o 300, é uma grande obra de arte que retrata a história grega, e claro da humanidade, é interessante que isso faz os jovens enxergarem a realidade de uma época bastante distante. Não que os jovens não cultuem esse tipo de interesse, mas em uma época que os jovens só falam de Segunda Guerra Mundial, de aliados contra o eixo, é bom que eles saibam que as guerras já existiam antes de 1939.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os episódios raros do Todo mundo Odeia o Chris

Desbravando a telinha: Luzes piscando no céu não são óvnis e nem vem da casa do Alok

Campeonato Brasileiro 2020/21: São Paulo vence o Grêmio na primeira vitória em 2021 e os 6 anos do blog