Desbravando a telinha: A Globo descobriu o futebol feminino

Hoje (10) a Rede Globo transmitiu a terceira e última partida da competição amistosa Torneio da França que reúne quatro seleções nacionais femininas em um formato de todos contra todos com um único turno. Com dois empates e uma derrota, a seleção brasileira feminina ficou em terceiro lugar com o Canadá, que está na mesma situação.
Futebol feminino olímpico- Brasil e Suécia no Maracanã (29033095695).jpg
Por Agência Brasil Fotografias - Futebol feminino olímpico: Brasil e Suécia no Maracanã, CC BY 2.0, Hiperligação

A Globo

Eu até fiquei surpreso com a transmissão, uma vez que não era uma competição oficial. Aliás, desde o ano passado que a emissora carioca vem valorizando mais o futebol feminino. E não que antes a emissora não tivesse exibido jogos, mas infelizmente até 2018, os jogos de futebol feminino só eram exibidos durante as Olimpíadas ou Jogos Pan-Americanos.

Uma coisa que a Band já tinha descoberto antes

Bem diferentemente da concorrente, a Rede Bandeirantes que já transmitia partidas de futebol feminino há muito tempo. Podemos dizer que a Band era a referência do futebol feminino, ela exibiu boa parte do Torneio Internacional de Futebol Feminino que ocorria anualmente no Brasil. Além dos amistosos, do mundial feminino (desde a seleção principal até as seleções juvenis). Não é a toa que ano passado exibiu o Campeonato Brasileiro, série A1 e A2, tendo transmitindo até o título do São Paulo em cima do Cruzeiro na final da segunda divisão feminina.

A causa

A maior causa foi o movimento que tivemos nos jogos olímpicos de 2016, quando a seleção masculina começou mal empatando duas partidas (isso sem contar que já vinha da eliminação precoce na Copa América Centenário), e então como protesto da torcida resolveram apoiar unicamente a seleção feminina que estava "voando no Rio 2016". 

E agora?

Agora teremos o Tóquio 2020 no começo do próximo semestre, assim como nas últimas edições tem previsão da emissora transmitir os jogos (aliás seria "vacilo" descartar transmissão de qualquer uma dessas modalidades) femininos. Entretanto, o que queremos ver mesmo é se transmitirá a Copa América de 2022. Que servirá como eliminatórias para o mundial de 2023! Lembrando que a emissora não transmitiu a última Copa América.

VEJA MAIS CONTEÚDOS NO SEXTOU.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os episódios raros do Todo mundo Odeia o Chris

Desbravando a telinha: Luzes piscando no céu não são óvnis e nem vem da casa do Alok

Campeonato Brasileiro 2020/21: São Paulo vence o Grêmio na primeira vitória em 2021 e os 6 anos do blog