Desbravando a telinha: O tempo não para, a "live-action do Futurama"

Amigos que novelão foi esse hein? O tempo não para, foi uma das melhores obras novelísticas da 7 que eu assisti nessa década. Só ficando atrás de Cheias de Charme e Alto Astral. Pensa numa novela boa, nunca tinha assistido algo tão bom quanto vi hoje.

Do começo ao fim

Olha desde as primeiras chamadas que rolaram no mês de Julho de 2018, que eu venho me surpreendendo com essa telenovela.  Isso porque ela trouxe um tema bacana que nunca foi muito explorado no Brasil. Que é pessoas que são congeladas e que são descongeladas depois de 100 anos.

Semelhanças com o Futurama

Antes de prosseguir vale lembrar que ambas obras são bem diferentes, uma das outras. Seja pelo tempo que se passou, pelos acontecimentos, e pelo tema futurístico que o Futurama trouxe. Mas ainda assim teve muita coisa semelhante.

Sendo descongelado

Bom o fato que sucede o descongelamento dos "congelados" (assim como eles eram referidos na novela), lembra bastante dois episódios do Futurama. O primeiro episódio, quando o Fry vai conhecer o ano de 3000. E também o episódio 3 da terceira temporada, conhecida como A mulher congelada. Ela resume bem os primeiros capítulos da novela, pois eles se surpreendem com as invenções novas, como por exemplo os carros, a evolução da cidade. O mesmo que acontece nesse episódio de Futurama que o Fry apresenta a cidade do ano 3000 a sua ex-mulher.

Fugindo das injeções

Voltando ao primeiro episódio de Futurama, temos no primeiro capítulo, o Fry tentando fugir da Leela que tenta injetar nele um "chip de carreira". Apesar de ser diferente, mas na novela nos momentos que eles iriam aplicar a vacina nos "congelados", eles ficaram numa situação semelhante a de Fry que ficava com medo e tentou fugir disso até o fim. Mas é claro que ambos acabaram se rendendo e tomaram a vacina, e no caso do Fry ele deixou que injetassem o chip.

A obra de arte

Bom saindo das comparações, e falando mais dessa magnífica obra. Pois bem a novela foi bem construída, foi bem planejada, teve um roteiro excelente. Não ficou aquele "repeteco", quando os personagens ficam fazendo a mesma coisa a meses, ou cometendo os mesmos erros.  O desandar da historia foi muito rápido, e aconteceu coisas imprevisíveis como por exemplo, a morte do Emílio, e a chegada do Lúcio.

Conhecendo um pouco a historia do país

Outra coisa interessante é que eles abordaram dois fatos que ocorreram no país, a monarquia e a guerra do Paraguai. Tanto é que o Sabino-Mor participou da guerra. Isso é interessante pois você acaba aprendendo mais da historia do país, ainda que a historia não tenha sido contada completamente.

Adaptação aos tempos modernos

Uma coisa curiosa, foi ver como os congelados iriam se adaptar ao tempo moderno. Isso foi uma experiência bacana, porque mostra como uma pessoa do século XIX, reagiria no século XXI, com os carros no lugar da carroça, os modernos aviões e helicópteros que permitiram o homem voar. E assim sucessivamente.

A mudança territorial

Outra coisa interessante foi a reação dos personagens ao descobrirem uma nova São Paulo. Lembrando que na época deles, a população da capital era de aproximadamente 47.000 habitantes (menor do que Campos do Jordão). E que hoje tem mais de 11 milhões. Tanto é que tem uma cena que a Marocas, após ser descongelada e levada pra São Paulo, se surpreende ao abrir a janela e ver o tamanho de São Paulo.

A mudança na sociedade

Outra coisa impactante é a mudança da sociedade nos últimos 132 anos. Seja a vestimenta, o comportamento e o pensamento. Isso é retratado de uma maneira que faz com que o telespectador conheça um pouco mais da historia. Um exemplo mais notável, é que da época que eles viram, as vestimentas eram bem mais complexas e trabalhadas. A escravidão ainda não tinha sido abolida. O Brasil ainda vivenciava o regime monárquico. Enquanto que a sociedade tinham costumes mais diferentes, como o fato das mulheres não trabalharem, de se resolver os problemas em duelos, dentre outras coisas.

Conhecendo a historia

Eles ficaram mais de 130 anos congelados, e nesse tempo muitas coisas aconteceram. Uma das cenas que chamam mais atenção é quando o Sabino Machado, pega um livro e vê o título "A segunda guerra mundial", e logo fica surpreso, inclusive faz até uma dedução de  que tenha havido a primeira guerra mundial, o que é óbvio né. Além é claro de outras coisas, mas o foco principal, fica pela monarquia já que a família era anti-republicana.

Um tempo de artificialidade nas novelas globais

Primeiramente vale ressaltar que não é de hoje, que temos novelas artificiais ou com ficção científica que muitos gostam de dizer. Já tivemos ai Vamp, O beijo do Vampiro, dentre outras novelas que não eram naturais digamos assim. Entretanto essa chama atenção, pois ela está entre três novelas artificiais, tivemos ai a novela que antecedeu a mesma, Deus Salve o Rei, uma novela com tema medieval, cheio de bruxarias e magias. E agora temos ai O sétimo guardião, uma novela que fala de uma fonte que tem águas milagrosas, que é protegida por um Guardião, que transforma os guardiães em gatos caso descumpram as regras. Ou seja não teve um momento de artificialidade nas novelas como esse. E se tiver, eu desconheço.

O lado negativo

A novela foi tão boa que dificilmente você notaria algo negativo nela. As únicas coisas que eu achei que faltaram de fato na novela, foi uma abordagem maior do século XIX. Tipo eles falaram bastante da monarquia, da Guerra do Paraguai, mas poderiam ter citado outras coisas interessantes da época. Outro exemplo é que eles se surpreenderam com as mudanças no país, mas não se surpreenderam com as mudanças de outros países. Por exemplo, podiam ter falado do Reino da Prússia, do Império Otomano e o Império Austro-Húngaro, países que existiram naquela época, mas que hoje não existem mais. Outro problema foi na final, o desfecho foi muito rápido teve algumas coisas que não foram solucionados, como que fim teve aquela médica que ajudou os congelados, daquele médico que tentaram afogar ele, porque é claro ficava evidente que ele tentaria matar a Maria Carla, mas não mostrou o desfecho verdadeiro da historia. Além de outras historias que acabaram ficando confusas, como por exemplo, no final da entender que a Marocas está gravida do Samuel, mas espera eles podiam ter filhos? Lembrando que quando a Agustina fingiu a gravidez, o mesmo foi comprovado que cientificamente isso seria impossível. Mas isso só aplicaria a ela ou a todos? Já que ambos estavam "velhos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os episódios raros do Todo mundo Odeia o Chris

Desbravando a telinha: Luzes piscando no céu não são óvnis e nem vem da casa do Alok

Campeonato Brasileiro 2020/21: São Paulo vence o Grêmio na primeira vitória em 2021 e os 6 anos do blog