A tragédia do museu nacional.

Palácio de São Cristóvão.jpg
Por Halley Pacheco de Oliveira - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, Hiperligação

Nesse último domingo, aconteceu uma grande tragédia para a cultura brasileira, que foi o incêndio no Museu Nacional que fica no Rio de Janeiro.
Eu, assim como milhões de brasileiros, fiquei muito triste com o fato do nosso passado, ter sido apagado pelas chamas, e como todos fiquei bastante indignado com a situação.
Mas diferente de muitos, que ficam procurando um culpado A ou um culpado B, eu vejo que a culpa não se resume apenas aos políticos ou aos administradores do museu, eu vejo que a culpa vai além desses grupos.
Ao meu ver o verdadeiro responsável por essa tragédia é a população brasileira, mas não, não é que elas tenham colocado o fogo ou não tenham dado verba para o museu. Mas sim, porque não lutaram pelo seu patrimônio. Eu também não estou dizendo que não houve protestos antes, mas sim que não teve uma mobilização grande, pela reforma do museu.
O que eu quero dizer com tudo isso, é que eu vejo várias pessoas lamentando hoje, sobre a grande perda cultural que o Brasil teve nessa semana. Mas me lembro de que poucas delas, tinham feito alguma reclamação antes, quando o museu já estava passando por dificuldades.
O que falta no povo hoje, é a valorização da sua historia, da sua cultura, não adianta a pessoa ficar se lamentando pela perda de um museu, se quando ela vê uma noticia, falando sobre as dificuldades financeiras da mesma, ela ignora.
O que falta no povo é a vontade de lutar por aquilo que é de seu direito. Olha só, alguns meses atrás, o preço do diesel estava aumentando, e isso é claro estava dificultando a vida dos caminhoneiros. Mas agora uma pergunta, vocês acham que eles ficaram esperando até que o preço subisse lá nas nuvens, para poderem ficar lamentando? Não, eles foram inteligente, assim que o negócio começou a prejudicar, eles resolveram tomar uma atitude, e fizeram uma grande luta pela redução do combustível. E qual é o final de tudo isso? A vitória dos caminhoneiros, depois da grande mobilização deles, eles conseguiram reduzir o valor do diesel, e puderam então retornar ao seu trabalho com mais dignidade.
Agora eu fico aqui pensando, e se o povo brasileiro, tivesse feito o mesmo pelo museu? Será que hoje estariamos lamentando ou estaríamos vendo uma grande reforma sendo feita no museu?
O fato é que o povo, tem que lutar pelo seu patrimônio, não pode ficar esperando uma solução do governo ou seja lá de quem for. Se o patrimônio é de interesse dele, ele tem que lutar para que o local seja reformado e preservado.
Não podemos em hipótese nenhuma, ficar apenas de braços cruzados, temos que fazer alguma coisa pelo nosso país, ou caso contrário, a única coisa que vai sobrar, é lamentação, e é isso que vocês querem?
Claro que não. Então agora que presenciamos essa tragedia, vamos lutar para que não aconteçam outras tragédias idênticas a essa, que apaguem o nosso passado e a nossa cultura.
Vamos a luta!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os episódios raros do Todo mundo Odeia o Chris

Desbravando a telinha: Luzes piscando no céu não são óvnis e nem vem da casa do Alok

Campeonato Brasileiro 2020/21: São Paulo vence o Grêmio na primeira vitória em 2021 e os 6 anos do blog