Copa do Mundo de 2018: Faltam 70 dias pra Copa do Mundo.

Faltam só 70 dias pra começar o torneio de seleções mais importantes do mundo,  e enquanto esse dia não chega, iremos falar sobre alguns assuntos que aconteceram nas edições anteriores.
Kaliningrad 05-2017 img72 new stadium.jpg
Por A.Savin (Wikimedia Commons · WikiPhotoSpace) - Obra do próprio, FAL, Hiperligação

Copa de 70

Como eu falei há duas semanas, toda vez que o número fora do zero - nesse caso 7 - for ímpar, iremos falar sobre alguma coisa que aconteceu na edição do torneio correspondente a esse ano.
No nosso caso iremos falar um pouco sobre o tricampeonato do Brasil que aconteceu justamente na Copa do Mundo de 1970.
Mas não, não iremos falar sobre a conquista em si, e sim, iremos abordar sobre as façanhas inéditas.

O que seria façanhas inéditas?

Pra começo de conversa, uma das coisas mais importantes no esporte como um todo são os títulos, não importa se o esporte é individual, coletivo e afins. Os torcedores sempre irão se aproveitar pra alfinetar os seus rivais.
Conquistar títulos é muito bom, ainda mais quando você alcança ou supera o seu rival, mas sabe o que é melhor do que isso? Ter a façanha de conquistar uma etapa inédita, que falando num linguajar popular, é quando uma equipe ou alguém consegue conquistar um título que nenhum participante tenha conseguido ainda, é isso que chamo de façanha inédita.

As façanhas na Copa do Mundo.

Campeonato - Uruguai
O Uruguai tem a façanha de ter sido o primeiro campeão do torneio de seleções, logo ele é o primeiro a aparecer nessa lista, ao ser campeão da Copa do Mundo de 1930, a equipe sul-americana foi responsável por erguer pela primeira vez um troféu de Copa do Mundo.

Bicampeonato - Itália
A Itália entretanto foi lá e fez a diferença, pois foi a primeira equipe a conquistar um bicampeonato na  competição mundial, e pra melhorar foi a primeira equipe a conquistar um bicampeonato consecutivo, já que ela havia sido campeão uma Copa antes, jogando em sua casa.

Tricampeonato - Brasil
Em homenagem a contagem de hoje, o Brasil foi a primeira seleção do mundo a conquistar o tricampeonato, isso em 1970 no México, outras seleções que chegaram a esse feito foram a Itália e a Alemanha, mas essas só foram campeões tempos depois, sendo a Itália em 1982 e a Alemanha em 1990.

Tetracampeonato - Brasil
Apesar de ter sido alcançado pelas duas seleções europeias o Brasil foi o primeiro país do mundo a ser tetracampeão no ano de 1994, e foi por pouco, pois se perdesse, essa façanha ficaria com os italianos, que também estavam na luta do tetracampeonato.

Pentacampeonato - Brasil
E por fim o Brasil conseguiu três façanhas inéditas, a do tri, tetra e penta, sendo essa última em 2002, quando venceu os alemães por 2 a 0 jogando em Yokohama. E pra melhorar atualmente é a única seleção nesse patamar, e caso seja campeão nesse ano, pode até dificultar a vida dos adversários ao tentar conquistarem uma façanha inédita.

Por que dificultar?

Veja bem se o Brasil é campeão desse ano, ele vai pra seis títulos - ah vá - entretanto o máximo que as seleções tem hoje, considerando ai a Alemanha e a Itália, são 4 títulos, pra elas superarem o Brasil, caso o Brasil seja hexa, elas terão que chegar ao hepta-campeonato, mas antes terão que passar pelo penta e posteriormente pelo hexa, nesse caso, o Brasil só poderia ser ultrapassado daqui há duas décadas, isso porque em 2020, só teremos duas edições da Copa do Mundo, que serão em 2022 e 2026, e essas equipes no máximo só conseguiriam o hexacampeonato, isso se conseguirem serem campeões consecutivamente, para que ai sim, lutassem com o Brasil, pela façanha inédita do hepta-campeonato.

Mas...

Embora o Brasil esteja em alto, há de se lembrar, que tem os alemães também, se eles conseguirem um feito de conquistarem todas as Copas até 2026, eles conseguem a façanha do hepta inédito, mas é algo que acho difícil, que é conquistar quatro títulos consecutivos - levando em conta o título de 2014 -, algo que nenhum país ainda conseguiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os episódios raros do Todo mundo Odeia o Chris

Desbravando a telinha: Luzes piscando no céu não são óvnis e nem vem da casa do Alok

Campeonato Brasileiro 2020/21: São Paulo vence o Grêmio na primeira vitória em 2021 e os 6 anos do blog