Uma pequena mudança, que pode fazer uma grande diferença

O Mundial de Clubes da FIFA, ele vem sido realizado desde o ano de 2000, porém como todos sabem, entre o período de 2001 ao período de 2004 ele não foi realizado, e só voltou a ser realizado no ano de 2005. Bom na sua primeira edição, tivemos ai 8 clubes que participaram num modelo de fase de grupos, e mata-mata, porém, ao invés de ir as semifinais, o primeiro classificado do grupo foi para final, e o segundo foi para a disputa do terceiro lugar, porém esse modelo, só foi usado em 2000, após isso nos próximos anos (2005-2006), foi usado um modelo com 6 clubes, que participavam de uma fase mata-mata, começando pelas quartas de final, até a final, porém a partir de 2007 teve mais uma vaga que foi o do campeão do país sede, a partir disso o campeonato passou a ter uma play-off, e a partir dai você tem as quartas de final, e assim sucessivamente.
By Waka77 (撮影者自身による投稿) [Public domain], via Wikimedia Commons

Uma pequena mudança, que pode fazer uma grande diferença

Bom atualmente, como vocês sabem o modelo é de 7 clubes, que se enfrentam numa fase de mata-mata, bom até ai tudo bem, porém, o campeonato não tem sido grande, não tem sido bem aproveitado, isso por causa de um fator, o formato dele, hoje você acompanha pouco o clube, as vezes um clube só disputa duas partidas, e assim não tem tanta graça, como poderia ter caso arrumassem o modelo do campeonato.

Envolvendo a matemática

O número de participantes que são 7, é um número impar, bom agora você deve estar perguntando qual a relação da matemática, dos números pares e impares, no formato do campeonato? Simples, acontece que o número 7 não pode ser dividido por 2, quando o assunto é números inteiros, logo se você fizesse o formato de grupos, ficaria um grupo com um time a mais e outro a menos, e isso acabaria gerando um problema, porque poderia facilitar para um grupo e dificultar para outro, sem contar que os jogos ainda, seriam poucos.

A solução

A solução está bem clara, é acrescentar mais um time para a disputa do campeonato, bom até ai, todos vão achar uma ótima ideia, mas claramente, vai vir outra dúvida, que time colocar então? A resposta é mais fácil do que vocês imaginavam, colocar o campeão da edição anterior, ou seja se o campeonato mundial de clubes desse ano usasse esse modelo, teriamos então o Real Madrid participando dessa edição.

Então como ficaria o formato?

Primeiramente teriamos essa lista:

  1. Campeão da Copa Libertadores da América
  2. Campeão da Liga dos Campeões da UEFA
  3.  Campeão da Liga dos Campeões da AFC 
  4. Campeão da Liga dos Campeões da CAF  
  5. Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF 
  6. Campeão da Liga dos Campeões da OFC  
  7. Campeão do torneio nacional do país-sede
  8. Campeão da edição anterior do Mundial de Clubes da FIFA.
Esses seriam os classificados, e o Mundial ficaria ao estilo da Copa das Confederações, com dois grupos de 4 times, e a classificação de 2, para a fase do mata-mata, dessa forma, um time que chegasse até a final ou a disputa pelo terceiro lugar, teria 5 jogos, sem contar que teria mais animação com duas fases, e também teríamos mais dias, para torcer pelo clube.
ENTÃO GALERA, É ISSO, ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DO TEXTO, E QUE TAMBÉM  ESPERO TAMBÉM QUE UM DIA O MUNDIAL DE CLUBES SEJA REALIZADO DESSA MANEIRA, PORQUE SÓ ASSIM O TORNEIO FICARIA MAIS APRIMORADO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os episódios raros do Todo mundo Odeia o Chris

Desbravando a telinha: Luzes piscando no céu não são óvnis e nem vem da casa do Alok

Campeonato Brasileiro 2020/21: São Paulo vence o Grêmio na primeira vitória em 2021 e os 6 anos do blog