Copa Sul-Americana: Athlético Paranaense é campeão após vencer o Junior Barranquila nos pênaltis


As partidas

Ida

O primeiro tempo foi agitado na Colômbia. Tanto é que o primeiro gol só veio sair no segundo tempo, quando aos 6 minutos, o atacante athleticano Pablo, abriu o placar. Mas a alegria dos paranaenses durou pouco, aos 8, Yoni foi e empatou a partida. A alegria dos paranaenses pode ter durado pouco, entretanto, quando eles estavam a um passo de ficarem "tristes", o primeiro milagre acontece, e o Rafael Pérez não consegue reverter um pênalti, e acaba com uma possível virada dos colombianos. Terminando o jogo em 1 a 1.

Volta

Na partida de volta, a agitação continuou. Aos 27 do primeiro tempo, o Pablo, fez o seu segundo gol na final, e desempatou o jogo a favor dos paranaenses ficando 2 a 1 no agregado. Dessa vez a alegria dos paranaenses durou um pouco mais. Mas aos 13 do segundo tempo, Teófilo Gutierrez, marca e volta a empatar a partida, ficando 2 a 2. O jogo foi tão complicado que foi levado para a prorrogação. E lá, os paranaenses presenciaram o seu segundo milagre, quando o Jarlan Barrreira, não conseguiu reverter um pênalti aos 6 minutos do segundo tempo de prorrogação. E foi bom, pois esse gol podia ter dado um desfecho na partida. Já que os paranaenses só teriam mais nove minutos pra tentar conseguir um empate, uma coisa que não estava nada fácil no Paraná.
O jogo termina aos 120 minutos, e as duas equipes tiveram que duelar nas penalidades máximas. Do lado do Junior Barranquila, tanto o Gabriel Rafael Fuentes Gómez, quanto o Teófilo Gutierrez - que empatou o jogo na volta - erraram na finalização e desperdiçaram a sua chance. Do outro, o apenas o Renan Lodi acabou desperdiçando a chance. E por 4 a 3 os athleticanos conquistaram o primeiro título internacional para o estado do Paraná, que até então só tinha dois títulos nacionais.

O Athlético Paranaense

Não dá pra negar que a equipe fez uma boa campanha nessa competição, não foi a toa que foram campeões. É claro que também contaram com esses dois milagres no final, porque vale ressaltar se não fosse esses milagres, a equipe teria tido uma grande barreira pela frente. 
Fora isso a equipe está de parabéns, ficou em sétimo lugar no campeonato brasileiro, conseguiu eliminar o São Paulo na Copa do Brasil, mesmo depois do tricolor ter abrido um placar com 2 gols de diferença em pleno Morumbi.
Agora o time foca na conquista da Libertadores, lembrando que os athleticanos já chegaram na final da Liberta em 2005, quando foram goleados pelo São Paulo.

O Junior Barranquila

É claro que a equipe deixou a chance escapar de uma maneira inacreditável, ainda mais ao saber que poderia ter sido campeão, caso tivesse revertido um ou os dois pênaltis. Mas apesar disso tudo, a equipe vem evoluindo bem. Ano passado chegou a semifinal, perdendo apenas pro Flamengo. Esse ano já passou da semifinal. Se formos observar, a equipe conseguiu a façanha de chegar a duas semifinais consecutivas. E isso não é pra qualquer um.

Quebrando um tabu

Esse título dos atleticanos, de um jeito ou de outra acabou quebrando um tabu. Isso porque desde 2008, os brasileiros só eram campeões de quatro em quatro anos, ou também dizendo, só eram campeões nos anos olímpicos (que aconteciam as Olimpíadas). Hoje não, a equipe do Atlético Paranaense, foi a única entre as quatro equipes que conquistaram o título fora do período olímpico, sendo mais exato, no período do mundial de futebol.

Uma homenagem aos 10 anos do primeiro título brasileiro

Com esse título também, temos a homenagem dos 10 anos que os brasileiros ergueram uma taça nessa modalidade. Essa competição foi criada no ano de 2002, mas foi preciso seis anos, para que um brasileiro conquistasse a mesma. E nesse caso foi o Internacional, que tinha sido campeão da Libertadores dois anos antes, e que foi campeão da mesma dois anos depois. Lembrando também que na primeira edição do torneio nenhuma equipe brasileira participou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os episódios raros do Todo mundo Odeia o Chris

Desbravando a telinha: Luzes piscando no céu não são óvnis e nem vem da casa do Alok

Campeonato Brasileiro 2020/21: São Paulo vence o Grêmio na primeira vitória em 2021 e os 6 anos do blog