Campeonato Brasileiro de 2018: O fim dessa edição e o Palmeiras decacampeão


Santos 0 x 0 São Paulo. Jogo válido pelo Brasileirão 2018, disputado no dia 16 de setembro, na Vila Belmiro (30856653518)

Douglas Teixeira from Santos, Brasil [CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons

Mas antes

Chapecoense e São Paulo

Com gol do Leandro aos 23 do segundo tempo, a Chapecoense conseguiu escapar do rebaixamento, ao bater o São Paulo por 1 a 0 na Arena Condá.

O São Paulo

A derrota foi ruim, mas vale ressaltar que no duelos contra o clube catarinense, o tricolor sempre teve problemas, aliás diferente do ano passado, até que esse ano o tricolor conseguiu vencer a Chapecoense. Mas claro podia ter feito mais, mas fora isso o torcedor não tem pra que reclamar, com vitória, empate ou derrota, o tricolor permaneceria em quinto lugar, já que o Grêmio estava em vantagem, já que venceram o Corinthians por 1 a 0.

O campeonato

O Campeonato Brasileiro de 2018 foi sem sombras de dúvidas, um torneio de maluco, nesses últimos anos não lembro de ter assistido um torneio tão interessante quanto esse. Tivemos o Flamengo liderando por 13 rodadas, e ainda assim conseguir perder a liderança para o São Paulo, que foi campeão do primeiro turno e liderou por 8 rodadas e depois perdeu pro Internacional, que ficou lá mais duas rodadas, e depois entregou a liderança de volta pro São Paulo, que ficou mais um pouco, até o Palmeiras tomar sua posição e ficar lá até o fim do campeonato.
O Brasileirão desse ano, deu de 10 a 0 em muitas ligas europeias, com essa revira-volta, entre paulistas, cariocas e gaúchos. Um torneio de arrepiar.

As equipes

O São Paulo

O time que na última duas edições lutou seriamente para não ser rebaixado, começou o ano com o pé direito. Fez um primeiro turno impecável conseguindo tomar a liderança do Flamengo que estava há 13 rodadas na liderança, e sendo campeão do primeiro turno. Entretanto no segundo turno se acomodou, e conseguiu entregar a liderança de bandeja para os palmeirenses que até o primeiro turno tinha mais de 8 pontos de vantagem entre os rivais. E pra piorar conseguiu saltar do primeiro lugar para o quinto lugar, o tricolor não só abriu mão do heptacampeonato, como abriu a mão da vaga de grupos da Libertadores, agora é esperar pra ver no ano que vem.
Apesar de tudo isso, o tricolor terminou com a maior pontuação diferente das três últimas edições. Superando até mesmo o ano de 2015, quando ficou em quarto lugar. Mas naquela época teve um ponto a menos que esse ano.

O Corinthians

O alvinegro, que ano passado foi campeão brasileiro, se viu numa situação um tanto delicada nesse ano, com a saída do seu treinador Carille, o Loss começou a treinar a equipe. E a partir dai a equipe não trouxe bons resultados. Com as derrotas e os empates, o treinador foi substituído pelo Jair Ventura, e mesmo assim a equipe não rendeu tanto no campeonato. Apesar da luta contra o rebaixamento, a equipe não esteve uma rodada no Z4, mas correu o sério risco de ser rebaixado, terminando apenas dois pontos a frente do 17º lugar.

O Santos

O clube do litoral paulista, também não teve um ano muito fácil, e chegou a terminar uma rodada no Z4. Entretanto o clube conseguiu melhorar no decorrer do campeonato, mas não foi o suficiente para conseguir uma vaga pra Libertadores. E agora os torcedores terão que se contentar apenas com a Copa Sul-Americana.

O Palmeiras

Esse é o clube da diferença, há exatos quatro anos, o Palmeiras voltava da série B, mas muito fraco. Estava quase retornando para segunda divisão, entretanto acabou sendo salvo pelo Santos, e já no ano seguinte teve uma baita evolução, ao conquistar mais uma Copa do Brasil. Dois anos depois quebrou o jejum de 22 anos e conquistou o eneacampeonato. E quatro anos depois se sagrou decacampeão do torneio nacional de clubes. Realmente não dá nem pra acreditar que em 2012 e 2014 o clube estava numa situação um tanto delicada.

O Flamengo

Muitos rivais costumam a dizer que o time ficou mais um ano no cheirinho, claro isso remetendo a uma brincadeira que se iniciou no ano de 2016. Entretanto apesar de toda essa situação, o Flamengo  mostra que continua em alta, só está faltando alguns ajustes para que possa voltar a erguer o troféu. 

O Vasco

Apesar de no ano passado, o Vasco ter superado a má fase que durou de 2013 a 2016. Esse ano a coisa não foi tão fácil e o Vasco quase voltou para a segundona. A situação do clube cruzmaltino não está nada fácil. E é preciso tomar uma providência imediatamente, caso não queira ser rebaixado ano que vem.

O Fluminense

O clube até não começou muito mal, afinal também estava indo bem na Copa Sul-Americana, conseguindo até chegar as semifinais. Entretanto na reta final do brasileiro, os tricolorês passaram por uma situação negativa, e por pouco não foram rebaixados, com a vitória sobre o América Mineiro no Maracanã, o tricolor do Rio conseguiu garantir a sua permanência na primeira divisão nacional.

O Botafogo

O Botafogo conseguiu ficar no meio da tabela, apesar de não ter tido desespero nessa reta final, durante o decorrer do campeonato, o clube carioca passou por alguns apuros, mas logo conseguiu se reerguer, mas infelizmente não conseguiu uma vaga na Libertadores.

O Atlético Mineiro

O clube mineiro fez um bom torneio, apesar de não ter lutado diretamente pelo título, conseguiu a vaga na primeira fase da Libertadores do ano que vem. Um bom começo já que o seu rival já tinha conseguido a classificação por ser campeão da Copa do Brasil.

O Cruzeiro

A raposa nem deu muita bola pro Campeonato Brasileiro, o seu foco foi só não ser rebaixado, mas de resto ela preferiu investir mesmo na Copa do Brasil, aonde conseguiu ser hexacampeão, e hoje é um dos maiores campeões da competição.

O Grêmio

O Grêmio também não deu muita bola pra essa edição do Brasileirão, o foco da equipe foi na Libertadores, aonde foi eliminada pelo River Plate na semifinal, após a expulsão do Bressan. Apesar da eliminação, o time já não tinha mais condição de lutar pelo título, e resolveu lutar pela vaga na fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Errou nessa reta final, mas por conta dos erros do São Paulo, o tricolor gaúcho conseguiu permanecer entre os quatro melhores.

O Internacional

Os colorados que fizeram uma campanha horrível em 2016, e disputaram a segundona em 2017. Voltaram com tudo em 2018, fazendo diferente do que o Palmeiras em 2014 e o Vasco de 2015, o time não lutou para se afastar da zona de rebaixamento e sim lutou pelo título. Mas como o clube alviverde estava em alta, os gaúchos não conseguiram ultrapassar os paulistanos. Mas ainda assim deu pro gasto, já que a equipe faturou uma vaga na fase de grupos da Libertadores do ano que vem.

Um agradecimento.

Antes de terminar, eu queria agradecer a todos vocês que leram as minhas publicações sobre o Campeonato Brasileiro de 2018. É claro que eu não falei sobre todos os jogos e foquei mais nos jogos do São Paulo, já que é o meu time de coração e sempre acompanho seus jogos. Entretanto apesar de ser são paulino sempre fui imparcial ao falar dos jogos. Tanto é que quando ainda o São Paulo estava na liderança, eu fiz críticas ao mesmo, após ter feito algumas besteiras. E claro por conta disso acabei sendo criticado em várias mídias sociais, mas não me importo. Afinal estou aberto ao diálogo hoje e sempre.
Espero ano que vem contar com a visualização de toda a torcida tricolor, e claro e de outras torcidas também.
Talvez essa não seja ainda a última publicação referente ao tricolor que postarei esse ano. Mas será a última de outros clubes envolvidos, então abraços, feliz natal, um feliz ano novo e que o seu 2019 seja repleto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os episódios raros do Todo mundo Odeia o Chris

Desbravando a telinha: Luzes piscando no céu não são óvnis e nem vem da casa do Alok

Campeonato Brasileiro 2020/21: São Paulo vence o Grêmio na primeira vitória em 2021 e os 6 anos do blog