O Egito de Salah que poucos (conhecem) se lembram

Hoje um dos jogadores que estão chamando bastante atenção dos fãs da bola redonda, é o atacante egípcio Mohamed Salah que atualmente joga no Liverpool. O jogador tem feito jogadas geniais, e para muitos fãs do futebol, ele merece conquistar a bola de ouro, após ter ajudado a sua equipe a chegar numa final da Liga dos Campeões, onze anos depois.
Egypt againt Tunisia 2012

Muito mais que o Liverpool.

Apesar do atacante estar chamando atenção no Liverpool, muitos também vêem que o jogador vem fazendo muito pela sua seleção - o Egito -, inclusive muitos estão aguardando ansiosamente pela sua estreia na Copa do Mundo, que deveria acontecer já no segundo dia do torneio, no jogão contra o Uruguai. Mas infelizmente, por conta da lesão que sofreu durante a final da Liga dos Campeões, talvez o mesmo não poderá atuar na partida, já que precisará de algumas semanas de descanso, para que possa retornar aos gramados.

Um atacante que já vem mostrando suas habilidades faz tempo.

Apesar de ter ficado famoso há pouco tempo, o jogador vem mostrando suas habilidades alguns anos, e mais, poucos devem saber ou se lembrar, mas o jogador já jogava pela sua seleção há mais de 6 anos, isso mesmo ele já atuava pelo Egito, muito antes do Gabriel Jesus começar a ganhar espaço na seleção brasileira, ou até mesmo antes do Neymar sair do Brasil, bora relembrar?

Quando chegaram as Olimpíadas.

O Egito ficou vinte e sete anos sem disputar uma Copa do Mundo, desde a Copa do Mundo da Itália que a seleção africana não marca presença na maior competição de seleções do mundo. Mas engana-se, quem pensa que a seleção ficou de fora dos torneios internacionais, até porque a mesma durante esse tempo disputou a Copa Africana de Nações, competição na qual a mesma possui sete títulos e é o maior campeão continental. 
Mas o que poucos sabem, ou devem se lembrar, é que em 2012 o Egito marcou presença nos jogos olímpicos de Londres, e mais o Salah jogou pela sua seleção e marcou três gols nos quatro que disputou, quase que um gol por partida, bora relembrar?

Voltando ao passado.

O Egito caiu no grupo C do torneio de futebol das Olimpíadas de 2012, encarando seleções como Brasil, Belarus (Bielorrússia) e Nova Zelândia. 
O primeiro jogo dos africanos foi contra a seleção canarinho, que tinha em seu elenco, nomes como Neymar, Ganso, Alexandre Pato, Thiago Silva, Hulk, Marcelo e Lucas Moura.
O Brasil saiu na frente com três gols, um do Rafael, outro do Leandro Damião e o último do Neymar, a seleção ia vencendo tranquilamente, até que o egípcio Aboutrika diminuiu o placar, e depois o Salah diminuiu ainda mais a diferença, aliás o gol do Salah foi importante, pois de certa forma acabou pondo medo na seleção, já que a seleção correu o sério risco de terminar a partida empatada ou até mesmo ter sofrido uma virada do Egito.
No segundo jogo enfrentaram a Nova Zelândia, que saiu na frente com o gol do Wood aos 17 do primeiro tempo, mas aos 40, o Salah foi lá e empatou a partida para os egípcios, ficando 1 a 1. O segundo tempo foi mais moderado, e a partida terminou em 1 a 1, dando um ponto para cada equipe.
No terceiro e último jogo - uma partida um tanto decisiva -, os egípcios enfrentaram a seleção de Belarus, na qual venceram por 3 a 1, com gols de Aboutrika, Mohsen, e adivinha de quem foi o outro? Dele, do Salah, já do outro lado o bielorrusso Varankow marcou o gol de honra, terminando então a partida em 3 a 1, e dando a vaga de segundo lugar para os egípcios.

As quartas de final.

O Egito estava indo bem, marcando ao menos um gol por partida, e tinha de tudo, pra tentar chegar longe no torneio, mas infelizmente já nas quartas de final, pegou a seleção japonesa, que vinha bastante motivada, e os venceu pelo placar de 3 a 0, com gols de Nagal, Yoshida e Otsu, com esse placar o Egito acabou sendo eliminado, e perdeu a chance de conquistar um título a nível mundial.

Por que poucos se lembram desse fato?

Existem dois motivos bons para que as pessoas acabem não se lembrando dessa época, a primeira é que só reconhecem um jogador no seu auge, muitos não lembram do jogador quando ele está em início de carreira e/ou que não é popularmente conhecido, isso não é só com ele, tem vários jogadores bons, que muitos só lembram do seu auge, e acabam não reconhecendo a época que ele não era tão popular. A segunda é a desvalorização do futebol olímpico, não é de hoje que vemos pessoas que desconhecem a historia desse torneio, que um dia já foi considerado até uma "Copa do Mundo", um exemplo talvez mais próximo é do Messi, muitos costumam a debochar do mesmo pelo fato dele não ter título oficial pela sua seleção, mas acabam se esquecendo que o atacante do Barcelona, já foi ouro pela Argentina nos jogos olímpicos de 2008, inclusive isso também está relacionado com a briga entre a FIFA e o COI, como o nosso amigo Everaldo lembrou.

Bom gente era só isso, vamos torcer pela recuperação do Salah, e que ele possa fazer grandes jogos pelo Egito nessa Copa do Mundo, boa sorte e força Salah!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os episódios raros do Todo mundo Odeia o Chris

Desbravando a telinha: Luzes piscando no céu não são óvnis e nem vem da casa do Alok

Campeonato Brasileiro 2020/21: São Paulo vence o Grêmio na primeira vitória em 2021 e os 6 anos do blog