Copa do Mundo de 2018: Faltam 100 dias. O inicio da contagem regressiva + as três seleções eslavas.

Luzhniki Stadium1.jpg
Por Mos.ru, CC BY 4.0, Hiperligação

Começa a contagem

Exatamente hoje dia 5 de Março de 2018 faltam apenas exatos 100 dias para o início da Copa do Mundo na Rússia. Eita amigo é muita emoção, ainda mais para os fãs do esporte da bola quadrada. E a partir de hoje, tudo dando certo - que vai dar - a cada dez dias, irei postar fatos curiosos acerca das seleções. Não me reservarei apenas a competição vou focar nas seleções como um todo, que é o que eu vou fazer agora, então olho no artigo.

As três maiores seleções eslavas

A maioria das pessoas mais velhas e também algumas pessoas jovens, devem se lembrar que até 1991, países como a Rússia, Ucrânia, Belarus, Geórgia, entre outros faziam parte da grande união chamada URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), e pelo mesmo consequente existia uma seleção só para defender essa nação.O que foi diferente da Reino Unido (que pelo menos fora das olimpíadas) cada país é representado pela sua seleção. 
Pois bem sem muitas enrolações, antes da gente conhecer hoje seleções como da Rússia e da Ucrânia, era só uma que era conhecida como seleção soviética e que participou de vários torneios, começando pela Olimpíadas de Helsinque, em 1952, até a Copa do Mundo de 1990. 
Durante a sua existência a seleção faturou duas medalhas de ouro e uma Eurocopa (sendo então a primeira seleção campeã do torneio continental de seleções).

O fim da seleção

Com o fim da União Soviética em 1991, as seleções foram separadas e passaram a representar seus respectivos países, bom até ai tudo certo né?

Errado.

A verdade é que a seleção soviética ela continuou a existir depois do fim da grande nação, isso porque antes do declínio da URSS, o país tinha se classificado para a Eurocopa, e nesse caso como eram vários países que faziam parte do bloco, não tinha como colocar todas ou colocar apenas um, então o que aconteceu foi que criaram a seleção da Comunidade dos Estados Independente, que representaram os países que faziam parte da União Soviética.

A Seleção da Comunidade dos Estados Independente


CIS.svg
Por MaxBet - Obra do próprio, Domínio público, Hiperligação

A seleção disputou apenas um torneio e alguns amistosos. Mas o jogo que chamou bastante atenção foi o amistoso contra os Estados Unidos da América. Isso porque seria um clássico daqueles, apesar da seleção norte-americana não ter tanto destaque no futebol, ainda assim aquele momento era interessante, pois se tratava de duas seleções que eram rivais, não no aspecto futebolístico, mas sim político, já que ambos os países se rivalizaram durante a Guerra Fria.
O amistoso foi realizado em Miami e teve a vitória dos eslavos por 1 a 0, e dizem que foi um jogão de bola - uma pena que na época eu não era nascido.

A Eurocopa

A seleção comandada pelo ucraniano Anatoliy Byshovets, ficou em último lugar com dois pontos no grupo B. O primeiro rival da seleção eslava foi a Alemanha - que por sinal tinha acabado de se reunificar - na qual empataram por 1 a 1. Posteriormente enfrentaram os neerlandeses aonde não saíram do 0 a 0. E por fim enfrentaram a seleção escocesa na qual perderam por 3 a 0, e com isso ficaram em último lugar no grupo. Infelizmente após esse episódio a seleção da CEI não disputou mais nenhum campeonato, e os países enfim ganharam o direito de disputar as competições unicamente.

Uma história que poucos conheciam

De fato poucos sabem disso, até mesmo aqueles que viveram essa época, mas isso se dá primeiro, pois na época muitos não tinham informações a respeito das seleções e campeonatos europeus, e também porque foi uma seleção de curto prazo, sendo que na verdade a maioria dos jogos só ocorreram no ano de 1992, o que dificulta ainda mais o conhecimento da mesma.
Mas se você não sabia, não tem problema nenhum, eu também não sabia só vim saber porque um dia tava vendo as outras edições da Eurocopa, quando me deparei com isso.
Mas é isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os episódios raros do Todo mundo Odeia o Chris

Desbravando a telinha: Luzes piscando no céu não são óvnis e nem vem da casa do Alok

Campeonato Brasileiro 2020/21: São Paulo vence o Grêmio na primeira vitória em 2021 e os 6 anos do blog