Libertadores 2017: Grêmio vence o Lanús por 2 a 1 e se consagra tricampeão do torneio continental de clubes e se igualando aos brasileiros São Paulo e Santos


A partida.

O primeiro tempo foi cheio de emoções. Já aos 26 minutos Fernandinho amplia o placar para os visitantes e o Grêmio sai na frente com 1 a 0 no jogo de volta e 2 a 0 no agregado. Com isso os gremistas ficaram com mais fé no título até que aos 41 Luan fez mais um e o Grêmio saiu com 2 a 0 de vantagem no primeiro tempo e claro 3 a 0 no agregado. No segundo tempo o Grêmio tirou o pé do acelerador, mas ainda assim botou muita pressão nos donos da casa. Aos 24 teve pênalti a favor dos argentinos, Sand foi bater e diminuiu o placar ficando 2 a 1 na volta e 3 a 1 no agregado. E o jogo seguiu tudo normal até aos 36, já que aos 37 Ramiro toma cartão vermelho e o time do Grêmio fica com um a menos. E o jogo seguiu até aos 50 quando o arbitro apitou e o Grêmio finalmente se juntou ao grupo do São Paulo e Santos, únicos times a conquistar três libertadores da América no Brasil.

O Lanús.

A verdade é que não fez um bom jogo. E só não tomou mais pois o Grêmio tirou o pé do acelerador caso contrário. Se bem que acontece até algo engraçado no primeiro jogo, quando eles jogaram fora de casa eu senti que eles jogaram mais do que jogaram em casa. É meio que um efeito ao contrário, joga bem fora e mal em casa.

O Grêmio.

O time do Grêmio fez uma final espetacular. Uma final digna de libertadores. Eu que sou são paulino roxo vibrei com a partida hoje. Faz tempo que eu não via um futebol desse nível por aqui no Brasil. O Grêmio tá de parabéns fez esse título por merecer, e se continuar assim consegue se consagrar bicampeão mundial, agora tudo depende do time do Renato Portaluppi. Será que eles conseguem faturar esse caneco no final do ano?

Enquanto isso há 10 anos...

Antes de conquistar o tricampeonato de facto em 2017, o tricolor gaúcho já tinha tentado o tri anteriormente. Pra ser mais específico no ano de 2007. Naquela ocasião os clubes gaúchos digamos assim estavam em alta, primeiro porque em 2006, o Internacional conquistou a Libertadores e o Mundial, e posteriormente o Grêmio conseguiu chegar na final. 
Porém diferentemente do que aconteceu com o Lanús, o Grêmio teve um adversário difícil - que por coincidência também era argentino - o Boca Juniores que na época era um timaço. Mesmo jogando fora de casa os argentinos não perdoaram e venceram os anfitriões por nada mais e nada menos que 3 a 0. Na volta jogando em casa tiraram um pouco o pé do acelerador mas nem assim perdoaram venceram por 2 a 0 (5 a 0 no agregado) e conquistaram o seu sexto título na competição continental. 

Na última vez que o Grêmio foi campeão da Libertadores, o mundo futebolístico estava assim:

É meus amigos já faz bastante tempo que o torcedor tricolor não vê o seu time levantar o caneco da Libertadores, pra cês terem a noção do tempo, veja como estava o mundo naquela época:

1- O último campeão da Libertadores tinha sido o Vélez Sarsfield

No ano anterior do título do Grêmio o argentino Vélez conquistou o seu título após vencer o São Paulo nos pênaltis por 5 a 3. Isso mesmo o São Paulo, que até então tinha sido a sua terceira final consecutiva numa Libertadores.

2- A Dinamarca era a atual campeã da Copa das Confederações.

Pode parecer engraçado, mas sim a atual campeã da Copa das Confederações tinha sido a Dinamarca que venceu os argentinos por 2 a 0 lá na Arabia Saudita. Além do mais o torneio era diferente do modelo atual, primeiramente pelo fato de número de seleções que na época eram seis e hoje oito. O torneio só acontecia em um único país (só veio a mudar em 1999) que era a Arabia Saudita, e recebia o nome de Copa Rei Fahd.

3- O atual campeão da Copa do Mundo era o Brasil que havia conquistado o seu tetracampeonato.

Até aquele exato momento o atual campeão mundial era o Brasil que havia conquistado o seu tetracampeonato depois de 24 anos na seca. Além disso o Brasil só possuía quatro títulos e estava começando a se preparar para o Penta, mas que só foi conseguir uma Copa depois.

4- Os quatro grandes de São Paulo e Rio de Janeiro, os dois clubes de Minas Gerais e o Internacional nunca tinham sido rebaixados.

Na ocasião rebaixamento ainda era um tabu entre os grandes, só pra se ter ideia em São Paulo e no Rio os grandes ainda não haviam caído. Em Minas, o galo nunca tinha visto de perto a série B. Enquanto que no sul o Internacional ainda fazia parte da turma do "Time grande não cai"* - mas esse nem conta direito, pois caiu recentemente - naquela época os grandes nem tinham tanto medo de cair.

5- Vasco**, Palmeiras, Internacional, Corinthians e o Atlético Mineiro ainda não haviam descoberto a América.

Sim até aquele momento esses quatro clubes ainda não haviam descoberto América, pois bem dois deles descobriram o continente ainda naquela mesma década, já o Internacional só veio a descobrir na década seguinte, enquanto que o Corinthians e o Atlético Mineiro só vieram a descobrir o torneio na década de 2010.

É amigos o tempo passou e muita coisa mudou no cenário futebolístico. Mas é isso mesmo é a vida. E melhor do que ver as mudanças de tempo é ver o seu time levantando o caneco.

*Não defendo essa de "Time grande não cai" eu só falo isso por conta dessa turminha que fica vangloriando bastante isso.
**A quem questione o fato do Vasco ter sido campeão apenas em 1998, e defendem o título de 1948. Porém levamos em consideração o atual formato do torneio que está em vigor desde 1960.

Agora o brasileiro poderá usufruir do G8.

E para quem gosta de Libertadores agora a chance ficou maior e facilitou para o seu time entrar na zona de classificação. Atualmente a equipe que vem sendo favorecida é o Botafogo que tem 52 pontos.
Com isso o torcedor vai torcer muito pra que o Flamengo abra a nona vaga no brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os episódios raros do Todo mundo Odeia o Chris

Desbravando a telinha: Luzes piscando no céu não são óvnis e nem vem da casa do Alok

Campeonato Brasileiro 2020/21: São Paulo vence o Grêmio na primeira vitória em 2021 e os 6 anos do blog