curiosidades do futebol 1: a resposta do 9 verdades e 1 mentira

Olá meus caros leitores, como vocês devem se lembrar, há 9 dias atrás, eu fiz um artigo, com 10 frases, e entre essas 10, temos uma mentira, então, depois de uma semana e dois dias, resolvi então vir aqui publicar um artigo, onde irei mostrar, qual dessas frases está mentindo, no entanto, eu vou falar um pouquinho de cada frase, afinal tem algumas que parecem ser mentirosas, quando na verdade, não passam de grandes verdades.
Foto tirada pelo jeffersonassilva e postada no Pixabay

Verdade ou mentira?

1- Antes de ficar de fora da Copa das Confederações de 2017, o Brasil já tinha ficado fora de outra duas edições.

Verdade! Sim desde de 2015, que tem tido várias pessoas afirmando que essa é a primeira edição do torneio, que o Brasil fica de fora, mas essa afirmação é errada, o que podemos dizer é que o Brasil nunca ficou de fora do torneio com a organização da FIFA, ou então desde que se usa o nome de "Copa das Confederações", mas dizer que essa é a primeira vez que o Brasil não se classifica pro torneio, não passa de um mito, isso pelo simples fato de que nas primeiras edições da competição, ainda intitulada de "Copa Rei Fahd" o Brasil não marcou presença, nem mesmo em 1995, um ano após a conquista da Copa do Mundo (naquela época, o campeão da Copa do Mundo ainda não detinha vaga pra participar do torneio).
[Fonte: FIFA 1/2]

2- Já teve uma partida no futebol, que ao invés de ser resolvida na prorrogação ou nas penalidades máximas, foi resolvida no "cara ou coroa". 

Verdade! Parece até brincadeira, mas não é, na terceira edição da Eurocopa, que foi realizada na França (país que também sediou a edição da Eurocopa no ano passado), a partida entre a extinta seleção da União Soviética e a seleção italiana, que terminou empatado, posteriormente ao invés da partida se levada aos pênaltis, o jogo foi levado a cara ou coroa, aonde os italianos se deram a melhor, e se classificaram pra final do torneio.
[Fonte: UEFA]

3- Nas duas Copas do Mundo que foram realizadas no Brasil, tivemos o mesmo placar de 7 a 1, e em ambas partidas, o Brasil estava envolvido.

Verdade! Quando se fala em Copa do Mundo realizada no Brasil, a primeira coisa que vem a cabeça, é a derrota da seleção anfitriã por 7 a 1 que aconteceu na fatídica tarde de uma terça-feira no dia 8 de Julho de 2014, e claro toda vez que falamos na Copa de 2014 sempre lembramos disso. Mas como todos sabem, antes de 2014, o Brasil já havia sediado uma edição do torneio, e foi em 1950, aonde o Brasil jogou bem, mas no último jogo do quadrangular final, a seleção brasileira perdeu pro Uruguai por 2 a 1, que garantiu o segundo título da seleção uruguaia, pois bem, até aqui sabemos que quando falamos da Copa de 2014 lembramos do 7 a 1, e em 1950, será que teve 7 a 1? Parece mentira, mas teve sim. O Brasil estava envolvido? Estava, mas dessa vez foi ele que aplicou a goleada, e tudo isso aconteceu no primeiro jogo do quadrangular final, que foi realizada no Maracanã, a partida era entre a seleção anfitriã (o Brasil) contra o último campeão olímpico (a Suécia), e quem pensou que os suecos estavam em vantagem, por conta de ser o atual campeão olímpico, está enganado, isso porque a seleção brasileira não perdoou, e goleou os suecos por nada mais e nada menos, que 7 a 1, com gol de Ademir, Jair, Chico e Zizinho, já pros suecos, o Silvestre marcou o gol de honra, é aquela Copa marcou muito os suecos.
[Fonte: FIFA 1/2]

4- A seleção britânica de futebol é a maior e única a ter o maior número de ouros nos jogos olímpicos.

Mentira! Sim atualmente os britânicos tem o maior número de ouros quando nos referimos ao futebol olímpico, sendo campeões em 1900, 1908 e 1912, mas no entanto, não são os únicos, uma vez que os húngaros também contam com o maior número de ouro no futebol olímpico, uma vez que foram campeões em 1952, 1964 e 1968, a Hungria embora nunca tenha conquistado a Copa do Mundo, ela conseguiu conquistar três ouros olímpicos, que também é uma coisa positiva.
[Fonte: COI]

5- O Barcelona já enfrentou a seleção brasileira no Camp Nou.

Verdade! Sim no dia 28 de abril de 1999, para celebrar o 100 anos do clube catalão, eles fizeram um amistoso contra a maior campeã da Copa do Mundo, a seleção brasileira, no jogo festivo, ambas as equipes marcaram, o jogo terminou em 2 a 2, com gols pra todos os lados, de um lado, Ronaldo e Rivaldo, marcaram a favor da amarelinha, e do outro Luis Enrique e Cocu marcou para os blaugrana. 
[Fonte: YouTube]

6- O Palmeiras já passou 3 vezes pela Série B, e o Corinthians 2 vezes.

Verdade! Primeiramente, quando falamos em participar da série B, principalmente pra clubes grandes e com mais permanência na série A, a primeira coisa que vem a cabeça, é ser rebaixado, ou seja muita das vezes calculamos a participação na série B, através do número de rebaixamentos, ou seja quando se fala quantas séries B's que o Corinthians participou, a primeira coisa que vai vim, é o rebaixamento dele em 2007, o mesmo vale pro Palmeiras que quando perguntamos quantas séries B's participaram, responderão que foi em 2003 e 2013, óbvio que não estão de tudo errado, porém calcular a participação da série B através de rebaixamento, é um grande erro, uma vez que ambos os clubes já participaram da segunda divisão da competição nacional antes de serem rebaixados, vamos lá, no campeonato brasileiro série B de 1981, tivemos 6 grupos, e no grupo F, tivemos Palmeiras, Comercial, Inter SM, Ferroviária, São Paulo do Rio Grande do Sul, Criciúma, Novo Hamburgo e o América-SP, dos 8 clubes do grupo, apenas o Palmeiras e o Comercial se classificaram pra segunda fase do torneio, na segunda fase, tivemos 4 novos grupos, e o Palmeiras ficou no Grupo I, junto do Guarani e Americano, por ter feito um bom jogo, ele se classificou pra série A do mesmo ano (sim naquela época dava pra subir e disputar a série A no mesmo ano), no ano seguinte, em 1982, e lá tivemos 6 grupos novamente, no grupo C, tinha América-RJ, Corinthians, Catuense, Colatina SE, Leônico e Ad Guará, dos 6 clubes do grupo, passaram apenas o América e o Corinthians, e na segunda fase, tivemos mais 4 grupos, e o Corinthians ficou no grupo H, junto com Fortaleza e Campinense, o Corinthians foi o primeiro colocado e no entanto, assim como o Palmeiras anteriormente, ele se promoveu e disputou a série A do campeonato brasileiro do mesmo ano.
[Fonte: Ogol 1/2]

7- O Brasil nunca jogou uma final de Copa do Mundo (de facto) contra o Uruguai.

Verdade! Quando falamos em Copa do Mundo de 1950 (como citei lá em cima) a primeira coisa que lembramos é do último jogo do quadrangular final entre Brasil e Uruguai, aonde os uruguaios venceram os anfitriões por 2 a 1 e se sagraram bicampeões na casa do adversário, no entanto, dizer que a partida foi uma final é um erro, uma vez foi o último jogo do quadrangular final, ou seja uma situação diferente, o fato é que esse jogo é considerado uma final, pelo simples fato, de ter sido o último jogo da Copa, e com isso, muitos inventaram que o Uruguai tinha vencido o Brasil no final da Copa, mas isso é um erro grave, afinal, numa final (olha que trocadilho, "afinal" e "final") o que se leva em conta é apenas a vitória em cima da outra seleção, diferente do quadrangular final, aonde não basta apenas a vitória, também tem que ter mais pontos pra ser campeão, e no caso o Uruguai só teve vantagem, pois não tinha perdido antes, caso contrário a situação poderia ser diferente.
[Fonte: FIFA]

8- Na primeira Copa do Mundo que os alemães foram campeões, jogos antes da final, os alemães foram goleados pela Hungria, pelo placar de 8 a 3.

Verdade! Na Copa seguinte, após o Uruguai faturar seu segundo título no torneio mundial, tivemos ai a Copa na Suíça, aonde os alemães (ocidentais), faturaram seu primeiro título na competição, e por se tratar dos campeões, ninguém imagina que eles passaram um sufoco, mas não, ao contrário do que muitos pensam, a Alemanha mesmo sendo campeão naquela edição, jogos antes, ela tomou uma goleada dos húngaros, que foi por nada mais e nada menos que 8 a 3, uma goleada pra ninguém botar defeito, naquela ocasião os húngaros vinham com tudo, no primeiro jogo, golearam os sul-coreanos por 9 a 0, no segundo jogo venceram os alemães por 8 a 3, na fase final, venceu os brasileiros por 4 a 2, posteriormente enfrentaram o atual bicampeão mundial, o Uruguai, e venceram a seleção sul-americana pelo mesmo placar de 4 a 2, e chegaram a final, dessa vez pegaram a Alemanha, embora tivessem goleado a mesma na fase de grupos, dessa vez o negócio foi diferente, isso porque os alemães se superaram e venceram os húngaros por 3 a 2 e faturaram o seu primeiro título mundial, eita meus amigos, quem vê isso, nem acredita que os alemães passaram por um grande sufoco, aliás pra quem acompanha o blog há um certo tempo, digamos assim no mínimo 1 ano, deve se lembrar que eu já havia falado anteriormente sobre a Hungria na Copa de 1954, e isso foi no artigo Eurocopa 2016: Hungria vence a Áustria por 2 a 0.
[Fonte: FIFA]

9- O primeiro título a nível internacional do São Paulo, foi em 1955.

Verdade! O primeiro título a nível internacional conquistado pelo tricolor paulista foi a Pequena Taça do Mundo realizado no país vizinho a Venezuela, na ocasião o tricolor enfrentou clubes como La Salle, Benfica e o Valência, num torneio de pontos corridos, o tricolor com 4 vitórias e 2 empates, foi o que teve a maior pontuação e conquistou o primeiro título no torneio, posteriormente em 1963, o tricolor veio a conquistar o seu segundo título, na ocasião apenas três clubes participaram da competição, o São Paulo, Real Madrid e Porto, o tricolor com duas vitórias, e um empate, conseguiu ser campeão mais uma vez da competição, e detalhe o tricolor por ser campeão antecipadamente, nem precisou jogar contra o Porto no returno, uma vez que o título já havia sido decidido.

10- Na primeira Copa do Mundo que a seleção croata participou, ela ficou em terceiro lugar.

Verdade! Talvez essa não seja bem uma curiosidade, mas pra quem não acompanha muito a história da Copa do Mundo, em 1998, a seleção croata se classificou pra sua primeira Copa do Mundo, uma vez que antes a mesma fazia parte da Iugoslava, e por isso não podia participar da competição mundial, então,  e mesmo a Croácia sendo a estreante do torneio, não pense que ela ficou no meio do caminho não, pelo contrário, a seleção conseguiu chegar até as semifinais, aonde enfrentaram os anfitriões do torneio, a França, que venceu os estreantes por 2 a 1, e se classificaram pra final, no entanto, a Croácia ainda tinha mais um jogo, que era a disputa pelo terceiro lugar, e chegando lá, enfrentou a seleção dos Países Baixos, que anteriormente havia desclassificado ao perder nos pênaltis pra atual campeã mundial, a seleção brasileira, e lá mesmo os neerlandeses tendo mais tradição que os croatas, a Croácia conseguiu vencer os Países Baixos por 2 a 1, e ficaram em terceiro lugar no torneio, a Croácia fez uma estréia de arrebentar.
[Fonte: FIFA]

Então é isso meus amigos, até a próxima pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os episódios raros do Todo mundo Odeia o Chris

Desbravando a telinha: Luzes piscando no céu não são óvnis e nem vem da casa do Alok

Campeonato Brasileiro 2020/21: São Paulo vence o Grêmio na primeira vitória em 2021 e os 6 anos do blog